Páginas


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cultura na escola - Pablo Picasso

"O Toureiro" - Pablo Picasso (1889)






Proposta de atividade feita por mim aos alunos de uma escola piracicabana no ano de 2009. O objetivo era o trabalho com Pablo Picasso (havia a exigência em apresentar um artista plástico estrangeiro no semestre) e para a introdução do autor lemos uma biografia de Picasso em que dizia que sua primeira obra, ainda criança, era uma intitulada "O Toureiro", uma vez que o artista ia muito às touradas com seu pai durante sua infância. Conversamos sobre a Espanha e a cultura das touradas e também foram mostradas algumas imagens sobre a temática. Em outro momento, a partir de todas as discussões feitas, sugeri que desenhassem as suas representações sobre as touradas e o resultado foi este:








































2 comentários:

  1. Que bacana!!! Era alunos de que série, que idade?

    Outro dia meu filho de 4 anos estava colorindo umas gravuras da atividade escolar, cada uma de uma cor. Sugeri que ele usasse cores diferentes no mesmo desenho, deixando tudo bem colorido e ele me manda "cololido é coisa de menina". oO Falei pra ele que a maioria dos pintores famosos são homens e eles fazem desenhos bem coloridos. Estava justo pensando em algumas obras de Picasso, e fiquei de mostrar algumas obras coloridas de artistas homens famosos pra ele depois. =) Lembrei disso com seu post. rs

    ResponderExcluir
  2. Alunos do 3o. ano...A idade é 7/8 anos... Eu vi no seu blog postagens bem interessantes sobre seu filho... Eu irei postar vários trabalhos que eles fizeram sobre Picasso... Muitas obras, pois trabalhamos meses... Só que estou com dificuldade de encontrar... O Picasso é bacana porque é um artista que possibilita um trabalho muito aberto com crianças...

    ResponderExcluir